Total Training > Emagrecimento > Saiba como emagrecer rápido e perder peso

Saiba como emagrecer rápido e perder peso

O que vou revelar nesse texto é a maneira mais rápida de como emagrecer com eficiência, segurança e sustentabilidade. Mas para isso é importante você conhecer alguns conceitos importantes para este processo. Primeiro vamos entender que há uma grande diferença entre “perder peso” e “emagrecer”:

Perder peso é a diferença de peso na balança. Por exemplo: hoje meu peso é 80 kg e um tempo depois subo na balança e estou pesando 75 kg. Essa diferença de 5 kg é a perda de peso.

Emagrecer é a diminuição da quantidade de gordura corporal. Ou seja, imaginemos que você tenha feito uma avaliação física e dos seus 80 kg, 32 kg eram gordura. Após uma nova avaliação depois de um tempo você está com 28 kg de gordura. Então, você emagreceu 4kg de gordura corporal.

Então é possível Perder Peso sem emagrecer? Sim é possível, especialmente quando se trata de uma grande quantidade de perda de peso em um curto espaço de tempo. Um exemplo bem comum são os lutadores de MMA. As vezes chegam a perder 7 a 10 kg em apenas 7 dias para poder subir na balança e alcançar o peso solicitado para lutar em uma determinada categoria. Mas isso quer dizer que ele emagreceu? Não! O que ele fez foi uma estratégia de desidratação e com certeza ele perdeu massa muscular. Tanto que no outro dia após a pesagem ele já recuperou praticamente todo o peso perdido. Esse é o grande problema quando você adota uma estratégia de perda de peso extrema, porque você não irá perder somente gordura no processo, em grande parte você perderá líquido e massa muscular. Isso implicará na manutenção do peso perdido

O outro lado da moeda é: É possível emagrecer sem perder peso? Sim! Muitas vezes dependendo do método de treino utilizado e da estratégia nutricional, você acaba diminuindo a quantidade de gordura corporal e aumentando a mesma quantidade de músculo. Neste caso você irá perceber que suas medidas diminuíram isso porque o volume que 1 kg de gordura ocupa é quase 5 vezes maior que um 1 kg de músculo.

Agora que você já entendeu que perder peso e emagrecer são coisas diferentes e que o melhor para sua saúde e sustentabilidade quando se fala em perder é que você perca peso emagrecendo, ou seja, eliminando a gordura corporal. Mas aí surge a necessidade da compreensão de como ocorre o emagrecimento: O Emagrecimento ocorre quando há o déficit calórico, que é quando você gasta mais calorias do que consome. Sendo assim existem 3 caminhos possíveis que você pode adotar para emagrecer:

Caminho nº 1 – Fazendo Dieta: Desta forma você terá que diminuir a quantidade de calorias em relação ao seu gasto energético diário. Esse é um ponto importante de observação. O Gasto Energético Diário (GED) é diferente da quantidade de calorias que você consome. Porque se estamos engordando isso quer dizer que estamos consumindo mais calorias que nosso GED. Caso contrário, se o consumo fosse igual não estaria acumulando gordura. Esta abordagem tem a desvantagem que, apesar de acontecer a perda de peso, parte deste peso perdido vem da diminuição do músculo. E quando se perde músculo acaba-se diminuindo o metabolismo de repouso, o que influencia diretamente na sustentabilidade da manutenção do peso perdido. Em outras palavras: em algum tempo depois você recupera tudo o que perdeu.

Caminho nº 2 – Fazendo somente Exercício. Neste caminho você teria que fazer uma quantidade de exercício para aumentar o seu gasto energético de maneira que se torne maior que o seu consumo. Vamos a um exemplo prático para melhor entendimento: Para uma mulher de 80kg manter o peso ela deve consumir por volta de 2000 calorias. Vamos imaginar que ela esteja consumindo 2200 colorias e por conta disso ela está acumulando gordura. Para que ocorra o emagrecimento ela teria que gastar pelo menos 700 calorias em exercício para que seu gasto energético diário subisse de 2000 para 2700 calorias superando em 500 calorias o que ela consome. Este apesar de ser um caminho eficiente na queima de gordura para a grande maioria das pessoas, não é um caminho viável, pois demanda muito tempo para a prática de atividade física e na vida moderna isso é quase que impossível.

Caminho nº 3 – Combinando Exercício + Dieta: Neste caminho você vai usar a dieta para diminuir o seu consumo energético e o exercício para aumentar o seu gasto. Essa abordagem é muito eficiente e segundo a ciência é a mais efetiva porque você não precisa fazer uma mudança extrema na quantidade de calorias ingeridas e não precisa passar 2 ou 3 horas em uma academia ou fazendo exercício. Além do que você irá preservar ou até ganhar músculo e queimar muita gordura. Esta abordagem tem se mostrado a mais eficiente a médio e longo prazo na perda peso e na sua manutenção.

Agora que você já entendeu a diferença de perda de peso e emagrecimento e quais os possíveis caminhos para alcançar e suas vantagens e desvantagens é preciso fazer a escolha de quais tipos de dieta e treinos geram melhores resultados. Mas isso fica para um próximo texto.

Para ajuda você no processo de emagrecimento, criei um e-book e estou liberando ele gratuitamente como um prêmio para você que chegou até aqui nesse texto. Tenho certeza que vai aumentar demais seus resultados e você é merecedora.

Baixe o e-book clicando aqui!

Um forte abraço. Treinador Emerson Chini Idealizador do Programa TSD Coordenador Técnico da Academia Total Training Instagram: www.instagram.com/treinadoremersonchini