Total Training > Celulite > Elimine a celulite com 3 ações

Elimine a celulite com 3 ações

Hoje irei escrever sobre a celulite, que há muito tempo é considerada a inimiga número um das mulheres logo no período pós-puberdade e que aumentam com o passar dos anos. Se você não tem este problema considere-se uma privilegiada, pois segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia oito de cada dez mulheres apresentam algum grau de celulite.

A Celulite tem como causa fisiológica o acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. As células de gorduras (Iipócitos) que ficam logo abaixo da derme são compartimentadas entre filamentos de tecido conjuntivo que apresentam uma elasticidade menor que a elasticidade da pele, o que faz com que a pele apresente os furinhos e deformações com aparência de casca de laranja, pois com o aumento da célula de gordura estas pressionam os vasos e artérias que transportam sangue, nutrientes e oxigênio e também, os vasos linfáticos que transportam os produtos metabolizados de volta para a corrente sangüínea em um ciclo constante. Com base nestas informações podemos dizer que a celulite é um problema de má circulação nos locais onde as celulites aparecem.

Os componentes que podem aumentar a incidência do quadro fisiológico descrito acima são os mais variados, entre eles podemos dar destaque aos seguintes: fatores genéticos, obesidade, sedentarismo, distúrbios circulatórios, tabagismo, excesso na alimentação de açúcar, sal e álcool.

O que podemos perceber dentre os fatores que citei, é que apesar de existir um componente genético que pode ter sido passado para você pelo seu DNA familiar, os outros fatores estão relacionados a um estilo de vida. Isto significa que se você escolher um estilo de vida melhor, as suas chances de combater à celulite são muito maiores, pois se fizermos uma comparação entre irmãs gêmeas que crescessem separadas e com estilos de vidas opostos, a que fosse submetida a um estilo de vida saudável teria menos celulite ou até não as teria, mesmo tendo a mesma carga genética da sua irmã gêmea com hábitos menos saudáveis.

Ficou evidente que você precisa se “MEXER” para se manter livre deste fantasma que assombra oito de cada dez mulheres, além é claro de ter uma boa alimentação. Mas quais atividades são as mais indicadas para eliminar a celulite? Abaixo dou destaque a três exterminadores de celulite que se forem utilizados com harmonia são as armas mais fortes para esta luta contra a celulite.

1. MUSCULAÇÃO: O treino de musculação bem feito promove o aumento de massa muscular, da tonicidade muscular e da vascularização dos tecidos. Ao treinar para o aumento da massa muscular também ocorre o aumento da síntese de colágeno e elastina, os quais são os componentes que fornecem uma maior tonicidade da pele, que é muito importante para o não aparecimento da celulite. Faça musculação de 3 a 4 vezes por semana.

2. ATIVIDADES AERÓBICAS: Realizar atividades aeróbicas auxilia na melhoria de todo o sistema circulatório e treina o seu corpo para queimar gordura mais facilmente, principalmente a gordura subcutânea que é a gordura formadora da celulite. Ou seja, menos gordura é igual a menos celulite. Faça ao menos 2 atividades de pelo menos 30 minutos por semana.

3. ALIMENTAÇÃO BALANCEADA: A melhor maneira para seguir uma alimentação balanceada é consultar uma nutricionista que faça um ajuste individualizado da sua alimentação dentro da sua rotina. Entre algumas dicas para você começar a mudar a sua alimentação até agendar uma avaliação nutricional destaco as seguintes: diminua o consumo de açúcar e de sal, ingira água (de 30ml à 40ml por quilo corporal), pare com os refrigerantes, coma alimentos frescos e frutas.

Estas três ações acima se utilizadas trarão um resultado enorme no combate as celulites e são as que proporcionaram os resultados mais duradouros. Em alguns casos podem ser utilizados algumas técnicas estéticas como drenagem linfática, massagem modeladora, utilização de cremes anti-celulite, carboxiterapia, entre outros recursos. Porém, ressalto que não adianta gastar uma fortuna com estes tipos de tratamentos em clínicas de estética se o seu estilo de vida não conter as três principais ações que mostrei.

Resumo da ópera: “Mudas seus hábitos que você muda o seu corpo!”

Além dessas 3 dicas imprescindíveis que acabamos de te passar, vamos te dar mais um presente, clique aqui e ganhe um freepass de 7 dias na Total Training.

Bons Treinos!!!

Fábio de Ávila Peres

Educador Físico

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *