Total Training > Emagrecimento > É possível emagrecer sem fazer exercícios físicos?

É possível emagrecer sem fazer exercícios físicos?

A resposta é sim. Para você emagrecer você precisa ingerir menos calorias do que gasta. “Ah professor lá vem você com esse papo, isso todo mundo já sabe”. Então, fica comigo que vou te explicar como acontece o processo de emagrecimento ou perda de peso. Primeiro é importante diferenciar perda de peso de emagrecimento, vamos lá?

Emagrecimento: é a diminuição da gordura corporal. Ex: Você tem 20kg de gordura corporal e diminuiu para 15kg. É possível emagrecer sem que você perca peso. Neste caso o que acontece é que você ao mesmo tempo aumentou a massa muscular.

Perda de peso: é a diminuição do seu peso corporal. Este pode acontecer diminuindo a gordura corpora, mas também pode acontecer com a diminuição da massa magra ou um misto dos dois. Vamos a um exemplo. Imagine uma mulher de 70Kg e após a passar por uma avaliação é identificado que ela tem 45kg de massa magra e 25 kg de gordura. Após um tempo faz nova avaliação e ela pesa agora 60kg, sendo 40kg de massa magra e 20 kg de gordura. Neste caso ela perdeu um total de 10kg de peso, sendo 5kg de gordura e 5 kg de massa magra.

– Outro ponto importante é você saber como você gasta energia durante um dia:

1° Metabolismo de repouso: que é a quantidade de calorias que você gasta para manter o seu corpo funcionando nas 24horas sem fazer nenhuma atividade. O metabolismo de repouso representa 60 a 70% do gasto total de calorias em um dia.

2º Efeito térmico dos alimentos: Toda vez que você come seu corpo trabalha na digestão desses alimentos e gasta calorias, esse gasto pode chegar até 5% do total do seu gasto total de calorias em um dia.

3º Atividades da vida diária: Que a energia gasta com as atividades do seu dia a dia como: Tomar banho, lavar louça, lavar roupa, secar roupa, limpar a casa entre outros.

E também é importantíssimo você saber que nosso corpo é composto de gordura e massa magra (este engloba, músculos, ossos, órgãos e pele) e que a massa magra e principalmente os músculo é o tecido mais ativo no seu corpo, ou seja, é ele que gasta mais energia no dia a dia. Essa informação é importantíssima porque uma dieta para emagrecimento nunca deve conter menos calorias do que seu METABOLISMO DE REPOUSO, porque desta forma você irá queimar os músculo ao invés de gordura. E Sabe o que vai ocorrer depois que você atingir seu peso desejado e parar a dieta? Seu METABOLISMO DE REPOUSO está menor e você irá ganhar peso.

Dai a importância da prática de exercícios físico. O exercício físico tem o papel de aumentar o gasto energético, desta forma você não precisará fazer um dieta tão restritiva. Além de gastar mais calorias o exercício preserva os músculos. Os estudos científicos são categóricos em dizer que ao comparar pessoas que fazem apenas dieta e pessoas que combinam dieta e exercício os resultados do grupo combinado são muito superiores. Porque perdem mais gordura corporal, preservam o músculo e se mantém magra por muito mais tempo. São muitos os benefícios da prática regular de exercícios físicos, que vão desde o emagrecimento a diminuição de alguns tipos de câncer.

Então, sim é possível emagrecer apenas fazendo dieta, porém você terá maior chance de sucesso e será muito mais saudável se fizer dieta e combinar com a prática regular de exercício físicos. Agora fica a pergunta quais são os melhores exercícios para o emagrecimento? esse é o tema para um próximo texto em nosso blog.

Para ajuda você no processo de emagrecimento, criei um e-book e estou liberando ele gratuitamente como um prêmio para você que chegou até aqui nesse texto. Tenho certeza que vai aumentar demais seus resultados e você é merecedora.

Baixe o e-book clicando aqui!

Escrito por Emerson Marcelo Chini.

Especialista em Biomecânica e Fisiologia do Exercício.

Educador Físico a mais de 22 anos.

Proprietário da Academia Total Training.