Total Training > Emagrecimento > 5 passos infalíveis para você emagrecer definitivamente!

5 passos infalíveis para você emagrecer definitivamente!

Emagrecer não precisa ser nenhum sacrifício gigantesco, é claro que você precisa de dedicação e foco. Vamos combinar o seguinte então, você faz a sua parte e nós fazemos a nossa! Quer entender melhor o que podemos fazer para você começar a emagrecer hoje mesmo? Pode clicar aqui e vamos conversar melhor.

Este artigo foi escrito por um profissional de Educação Física que já atua na área a mais de 20 anos e não por um blogueiro. Então, se você espera uma fórmula mágica para emagrecer 20kg em 1 mês fazendo 5 minutos de exercícios e comendo tudo o que deseja, este artigo não é para você. Agora se você está procurando orientação séria, baseada em evidências científicas, fica à vontade e curta a leitura.

Início de ano é um período onde a grande maioria das pessoas está motivada a começar a emagrecer. É o momento em que se faz inúmeras promessas e planejamentos. Mas a realidade é bem diferente. O que vejo na prática é a grande maioria nem começando o seu projeto e as que começam muitas vezes começam de maneira errada e acabam desistindo pelo meio do caminho. Então resolvi fazer esse artigo para ajudar você leitor (a) a ter um norte de como alcançar o emagrecimento de forma definitiva e duradoura.

Para começar é importante fazer uma distinção entre EMAGRECIMENTO e PERDA DE PESO.

EMAGRECIMENTO: é a perda do tecido adiposo, ou seja, da gordura. O emagrecimento pode acontecer com ou sem a perda de peso.

PERDA DE PESO: é a diminuição de peso na balança, este pode ocorrer pela diminuição da gordura corporal e/ou perda de massa magra (músculo).

Agora então, vamos falar sobre os 5 passos infalíveis para emagrecer em 2019

Se emagrecer é uma grande dificuldade para você, já pode clicar aqui e vamos conversar melhor sobre isso no Whatsapp, temos algumas possibilidades (descontos) para te ajudar.
 

PASSO 1) Tenha um Por quê: Ou seja, tenha um motivo realmente forte para você emagrecer. Isso irá lhe ajudar nos momentos de incertezas e inseguranças. Vai te ajudar a passar pelas tentações e acredite serão muitas. Sabe aquela amiga que chega para você e fala “Ahh, come só um pedacinho, isso não vai te engordar”, então essa é apenas uma das tentações que você irá passar e o “Por quê” irá lhe ajudar a se manter determinada e focada.

PASSO 2) Fuja das Dietas da Moda: Eu percebo que é muito comum as pessoas que querem emagrecer procurarem uma Dieta onde possa comer à vontade e emagrecer rapidamente. As pessoas querem algo que o resultado aconteça do dia para a noite. A verdade é que algumas dessas dietas podem até funcionar por um tempo e promover o emagrecimento rápido, mas a verdade é que a longo prazo as pessoas que optam por esse atalho acabam ganhando o peso novamente e até um pouco a mais. Isso acontece porque essas dietas “loucas” acabam promovendo a perda de peso e não o emagrecimento. Ou seja, do total de peso perdido a maior parte vem dos músculos e quando se perde músculos o metabolismo basal diminui e com o tempo a pessoa volta a engordar.

PASSO 3) Planeje seu caminho: Imagine que você irá fazer uma viagem, o que você faz? Primeiro você escolhe o local para onde vai, depois escolhe como vai (carro, ônibus ou avião), depois escolhe o hotel. Aí você escolhe uma data. Escolhe também os locais que irá visitar. Você percebe que para fazer uma viagem tem que haver um planejamento. Imagine que se você saísse para viajar sem um planejamento prévio e um destino, será que a viagem daria certo? Então, o primeiro passo para começar seu emagrecimento é fazer uma avaliação física para determinar seu percentual de gordura, massa magra, gordura visceral, consumo energético basal, consumo energético diário estimado, água corporal, desvios posturais, encurtamentos musculares, disfunções e desbalanceamento muscular, histórico de atividade física e nível de condicionamento. Com esses dados em mãos o profissional de Educação Física poderá planejar o melhor treinamento para você e depois de um tempo reavaliar o resultado do treinamento para saber se está obtendo resultado.

PASSO 4) Pratique exercício físico: Quando me refiro a exercício físico não tem nada a ver com aquela caminhada de comadre onde você fica conversando com sua amiga e nem sente o batimento cardíaco elevar. Ou ir para uma sala de musculação e ficar o tempo todo olhando seu celular para ver insta, face e whats. Ou contratar aquelas farsas de “5 minutos diários para fazer em casa e ficar com abdômen trincado. Segundo a Organização Mundial da Saúde e o Colégio Americano de Medicina e Esporte (que são maiores entidades de fitness do mundo) existe a recomendação mínima de 150 minutos por semana de exercícios físicos na intensidade moderada ou 60 a 90 minutos por semana de exercícios intensos e mais 2 vezes por semana de exercícios de força para os principais grupos musculares. Isso para a manutenção da saúde. Então não acredite em milagres, procure uma academia de musculação ou ginástica de qualidade com profissionais formados em educação física e que sigam as recomendações.

PASSO 5) Alimente-se corretamente: Vou citar algumas frases comuns que costumo ouvir de pessoas que querem emagrecer e que são crenças limitadoras para se alcançar o resultado. “Eu me alimento bem, por isso acho besteira ir numa nutricionista”, “Eu fui numa churrascaria, mas só comi carne, não comi nada de carboidrato”, “Durante a semana eu consigo me controlar, mas final de semana eu mereço comer um hambúrguer”. Bom se isso fosse verdade todas as pessoas que praticam isso já estariam emagrecendo, não? O que tenho a orientar é: Você precisa ir numa nutricionista confiável e acima de tudo deve seguir a alimentação sugerida 24 horas por dia 7 dias por semana.

Se você chegou até o final deste texto espero ter ajudado você com esses passos, mas tenho uma última dica que é muito importante: AJA, comece nesse momento seu emagrecimento, não espere chegar segunda feira, não fique colocando uma data futura para começar. Aja agora, pergunte-se: O que eu posso fazer agora que vai me ajudar a emagrecer?

Obrigado por ter lido esse texto e se tiver alguma dúvida ou sugestão terei o maior prazer em responder.

 
Texto por Emerson Marcelo Chini.

Educador Físico e administrador da Academia Total Training.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *