Total Training > Exercício Físico > 5 motivos para você começar a praticar exercícios físicos.

5 motivos para você começar a praticar exercícios físicos.

Com a vida moderna passamos cada vez mais tempo grudados em computadores, tablets e celulares. A modernidade também nos trouxe muitos utensílios que facilitam a vida, como a máquina de lavar roupa, elevadores, meios de transporte, etc. Apesar de facilitar a nossa vida, estamos nos tornando cada vez menos ativos fisicamente surgindo assim o sedentarismo, que já é considerado pelos especialistas um dos maiores males do século. Associado ao sedentarismo surgem várias doenças e patologias. O melhor remédio para combater o sedentarismo é a prática de exercícios físicos regularmente. Então segue abaixo 5 motivos para você começar a praticar exercícios físicos:

1º Motivo: Previne a perda de massa muscular. Engana-se quem acredita que os músculos só servem para aumentar a autoestima diante do espelho. Sem eles, o corpo de qualquer humano acabaria ruindo. Se você pretende chegar a terceira idade, ser independente e não depender de outras pessoas para ir ao banheiro (por exemplo) você deve começar hoje mesmo a praticar exercícios resistido (Ex: Musculação). Os cientistas estimam que após os 30 anos há um decréscimo de até 1,0% da massa muscular por ano. Com isso você irá perceber que com o passar da idade movimentos que na juventude pareciam fáceis, como subir escada, tornam-se um grande desafio. Então para prevenir a perda de massa muscular, ter uma vida independente e plena comece a praticar musculação hoje mesmo. Independente da idade que você tem.

2º Motivo: Previne a Osteoporose. Ao contrário do que muitos acreditam, a osteoporose não é um mal exclusivo de pessoas idosas. Por ser uma doença osteometabólica qualquer pessoa com distúrbio no metabolismo ósseo pode vir a desenvolver fragilidade óssea. A osteoporose é uma doença degenerativa que confere a seus portadores a condição de fragilidade óssea e essa fragilidade é responsável pela alta incidência de fraturas. A melhor maneira de prevenir a Osteoporose é a prática regular de exercícios físicos com sobrecarga, ou seja, exercícios de musculação. Porque para estimular o aumento da massa óssea o osso deve sofrer compressão ou tração, que é o que ocorre nos exercícios de musculação ou exercícios com impacto como a corrida e ginástica aeróbica.

3º Motivo: Previne a Obesidade: A obesidade é o acumulo de gordura no corpo causado principalmente pela falta de exercício físico e um consumo excessivo de calorias na alimentação. O excesso de gordura está associado ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, pressão alta, artrite, alguns tipos de câncer, apneia, derrame e doenças cardiovasculares. Segundo o IBGE 18 milhões de brasileiros estão obesos e aproximadamente 48% da população apresenta sobre peso, o mais alarmante é que esses números vêm subindo a cada ano que passa. A prática regular de exercício físico aliado a uma alimentação saudável são os principais fatores que irão prevenir o surgimento da obesidade.

4º Motivo ajuda no emagrecimento: Para as pessoas que já estão obesas, com sobrepeso ou um pouquinho acima do peso, a prática regular de exercício físico é um dos pilares para o emagrecimento. É claro que a mudança de hábito alimentar para o emagrecimento é essencial, porém as pessoas que emagrecem apenas com dieta acabam perdendo muita massa muscular além da gordura. Isso não é bom, porque o musculo é o tecido mais ativo, ou seja, é ele que gasta mais calorias mesmo quando você está em repouso. Estudos científicos comprovam que pessoas que unem alimentação saudável com prática regular de exercício físicos preservam a massa muscular e o peso perdido é composto praticamente de 100% de gordura.

5º Motivo diminui o estresse: com a correria do dia a dia o estresse está cada vez mais presente. na vida moderna. Os permanentes desafios enfrentados no trabalho, trânsito intenso nas grandes cidades, violência urbana, conectividade, responsabilidades familiares e a involuntária (ou voluntária) negligência com hábitos saudáveis – como se alimentar e dormir adequadamente- são alguns dos fatores que contribuem para que o estresse afete um número crescente de pessoas. O estresse em nível elevado produz efeitos pessoais e profissionais nocivos como: dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata, apatia entre outros. A prática regular de exercícios físicos é uma das maneiras mais eficazes e divulgadas para diminuir o estresse. Dentre os benefícios temos, redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor, aumento da sensação de bem-estar e auto estima.

Caro leitor (a), listei aqui apenas alguns dos motivos para você começar a praticar atividade física, e se você já é praticante, para continuar. Mas existem muitos outros. Espero que tenha gostado deste texto. E ficaria muito feliz se recebesse o seu comentário, dúvida ou sugestão de um tema.

Abraço

Emerson Marcelo Chini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *