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5 motivos para que as mulheres treinem membros superiores

Quero compartilhar com você uma das coisas que durante muitos anos que tenho de experiência em academia, 20 longos anos para ser mais exato, sempre foi um grande desafio e continua sendo. Este desafio é o fato de a grande maioria das mulheres desejarem treinar somente membros inferiores em seus treinos de musculação, pois querem melhorar a condição estética de coxas e bumbum.

Isso faz com que eu tenha escutado muitas vezes, assim como meus colegas de profissão a seguinte frase:

“Eu ganho massa muscular muito fácil nos braços e por isso eu quero treinar somente pernas e não ficar musculosa na parte de cima do corpo”.
 
Sempre que escuto isso tento explicar o quão é importante treinar o corpo todo para ter um resultado melhor, mais duradouro e com muito mais harmonia, mas nem sempre fica claro em poucas palavras durante um primeiro atendimento ou durante a rotina corrida da academia esta importância.
 

Por isso, resolvi fazer este texto e trazer o que acredito serem os 5 principais motivos para que as mulheres se dediquem para o treino de membros superiores também. São eles:

1. Pilar de sustentação: da pelve para cima temos nosso principal pilar de sustentação do esqueleto, a nossa coluna vertebral, porém este pilar de sustentação necessita de uma grande cobertura no seu em torno que o deixe com grande estabilidade para executar os principais exercícios de membros inferiores e inclusive as atividades diárias simples do dia-a-dia. Ao treinar os grandes músculos como grande dorsal e peitorais, fazemos uma grande ativação de todos os músculos do tronco que participam da proteção e sustentação da coluna vertebral. Estes exercícios acabam sendo um excelente estímulo funcional para a estabilização, aumentado assim a segurança nos exercícios de maior complexidade.

2. Aumento do metabolismo: ao treinar os membros superiores as mulheres evitam a diminuição da massa magra. A perda de massa magra está diretamente ligada a diminuição do metabolismo, o que acarreta em uma maior dificuldade de alcançar resultados, pois tendo um metabolismo reduzido, consequentemente se diminui o gasto calórico diário, o que acarreta em muitas vezes em ganho de massa de gordura e a dificuldade de ter bons resultados. Mais massa muscular é igual a mais gasto calórico; e é esta equação que otimiza os resultados.
 

3. Manutenção e ganho de massa óssea: as mulheres possuem uma redução da massa óssea maior e mais cedo que os homens. O fato de fazer força com membros superiores faz com que os ossos do do esqueleto superior sofram tensão, a qual é a melhor forma de fortalecer os ossos e evitar o aparecimento da osteopenia e osteoporose.

4. Postura e dores: uma gama enorme de funções nas mais diversas áreas de trabalho exigem que as pessoas fiquem durante horas sentadas e realizando tarefas repetitivas, como: digitação, atendimento ao público, telemarketing, etc. Agora pense comigo, você está sempre treinando forte as suas pernas e coxas e sai da academia quase “rastejando” por causa de um treino forte de membros inferiores, mas no outro dia você chega no trabalho senta na cadeira e passa 8 horas sentada. Quais são os músculos que vão sustentar o seu tronco sentada? Suas pernas que estão treinando forte ou seus músculos do tronco que você não faz questão de treinar e que sustentam a sua postura essas 8 horas? Onde você sente dores durante o dia ao estar sentada todas estas horas ? Lombar, trapézio e outros músculos que deveriam estar sustentando seus ombros e pescoço, estão fortes e resistentes para uma jornada diária de sustentação da sua postura e depois ter ainda que suportar você colocar uma barra nas costas e agachar? Treinar os membros superiores corretamente melhorará sua qualidade de vida diária, pois não ter dores é muito bom e melhorará sua postura.
 

5. Melhor resultado nos membros inferiores: não poderia ser diferente, certo? Você começa a treinar os membros superiores com sempre deveria ter treinado, seu tronco esta mais forte, seus músculos posturais mais resistentes, sua postura está melhor e você está sem dores posturais do dia-a-dia. O que acontece agora? Com isso você consegue treinar com mais intensidade e segurança os membros inferiores, acarretando assim um resultado muito melhor. É o efeito cascata proporcionado pela prática de exercícios com harmonia entre todos os segmentos corporais.

Acredito que tenha ficado bem claro a importância de treinar a parte superior do corpo. Portanto, literalmente, “MÃOS À OBRA” ! Bons treinos !

 
Prof. Fábio de Ávila Peres

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