totaltraining.com.br

Telefone: (48) 991840053

Quando você decide a praticar uma atividade física é porque pretende alcançar um ou mais resultados, mas o que percebo quando faço a avaliação física ou quando atendo na sala de musculação é que geralmente as pessoas não têm clareza no resultado que pretendem alcançar e acabam escolhendo a seleção de exercícios pela preferência (gosto pessoal), indicação de amigos, pesquisou na internet ou pelo que ouvi na tv. E desta forma acabam optando por fazer atividades ou combinações de atividades quem nem sempre trarão o melhor resultado. Foi pensando nisso que resolvi trazer aqui os 3 principais erros que as pessoas cometem e por isso não alcançam os resultados, vamos lá:

1º ERRO: Quando alguém diz que quer Hipertrofiar (aumentar massa magra) sem aumentar o peso. Quando estamos falando de Hipertrofia (aumento de massa magra) obrigatoriamente teremos aumento de peso. Image uma mulher de 65 kg onde 25Kg são gordura e 40Kg são de massa magra. Se você aumentar 2 kg de massa magra você passará a pesar 67kg, ou seja, 42(de massa magra) + 25 de gordura.

2º ERRO: Acreditar que gordura se transforma em músculo. A gordura não se transforma e nem nunca se transformará em músculo assim como o vice e versa também não é verdade. Gordura ou se acumula ou se gasta e músculo se aumenta ou diminui. Quando você quer diminuir gordura corporal você deve diminuir a ingesta de calorias e aumentar o gasto. Quando você quer aumentar o músculo deve treinar exercícios de força e comer mais calorias do que gastar.

 3º ERRO: Fazer ao mesmo tempo exercícios aeróbios para emagrecer e exercícios de força para aumentar o músculo. Imagine que você realmente precise perder gordura e aumentar massa magra qual seria o melhor caminho? Primeiro é preciso compreender que emagrecer e Hipertrofiar são objetivos contrários e exigem formas de treinamento e alimentação distintas para cada um. Você sempre deve pensar no resultado a longo prazo para que tenha tempo de se dedicar a cada um dos objetivos separadamente e somatória dos dois resultados seja que você busca. Exemplo: Imagine que você queira queimar gordura no abdômen e aumentar as coxas e glúteos. O ideal é você primeiro determinar através de uma avaliação física quanto de gordura você realmente precisa diminuir e então fazer um treinamento aliado a nutrição voltado para queima de gordura. Depois que já eliminou toda a gordura que estava sobrando você começar a treinar para hipertrofia aliado a alimentação de hipertrofia.

É muito comum as pessoas praticarem exercícios físicos sem fazer um planejamento e esse é o principal fator que impede você de alcançar seus resultados de forma eficaz. Muitas vezes você pode estar praticando um exercício que não tem nenhuma relação com o resultado que você pretende alcançar. Por isso passar por uma Avaliação Física e Funcional inicial e periodicamente é importantíssimo. Além de saber seu estado atual o treinador terá condições de saber mais sobres suas necessidades e objetivos e poderá montar o melhor treinamento para você alcançar seus resultados.

Agora que você já está com um pouco mais de conhecimento que tal agendarmos uma avaliação física e fazer o resultado aparecer?

Um abraço e nos vemos nos treinos

Emerson Marcelo Chini.

Educador Físico

Sócio da Total Training Academia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *