totaltraining.com.br

Telefone: (48) 991840053

Dentre os objetivos mais procurados pelas pessoas que entram na academia o emagrecimento é um dos mais procurados. Hoje mais de 60% da população brasileira é considerada com sobrepeso e 18% da população é considerada obesa. O excesso de gordura não prejudica somente a estética corporal, mas está relacionada com o aparecimento de diversas doenças como aterosclerose, diabetes, pressão arterial alta, dores articulares, apneia do sono entre tantas outras.

A prática regular de exercício físico é sem dúvida um dos principais pilares para você conseguir emagrecer e neste texto vou listar as 4 atividades que vão turbinar seu emagrecimento.

1) H.I.I.T : Sigla H.I.I.T (High Intensity Interval Training) que em português significa Treinamento Intervalado de Alta Intensidade nos últimos anos ganhou destaque tanto no meio científico como no meio popular. Mas diante de tantos gurus das redes sociais a informação correta sobre o H.I.I.T se perde. Primeiro o mesmo não é um treino novo ele já existe a quase um século. Muitos se enganam que o mesmo deve ser curto, pois o H.I.I.T foi desenvolvido para poder se praticar em alta intensidade num período de tempo maior. Ex em vez de fazer 40 minutos correndo a 8km/h você faz 1min a 10km/h e descansa 1 minuto a 7km/h. Porque se você fosse correr a 10km/h conseguiria fazer isso somente por 3 a 4 minutos. Outra característica do H.I.I.T é que o mesmo é feito em exercícios cíclicos como: Corrida, Ciclismo, Elíptico, Remo Ergometro.
 
2) Bike Indoor: Este treino simula trajetos de rua dentro de uma sala de ginástica. As aulas mais conhecidas de bike indoor são o Spinning e o RPM, porém hoje em dia as próprias academias que possuem uma sala de Bike Indoor acabam desenvolvendo suas aulas para se adaptar melhor aos seus públicos. Por ser uma atividade que não exige um grau elevado de coordenação motora rapidamente o praticante alcança um alto gasto energético. O fato de a aula ser em grupo, com músicas energizantes acaba motivando os praticantes a treinarem em alta intensidade o que aumenta o gasto energético. A grande maioria das aulas utiliza o sistema de treinamento Fartlek que traduzindo seria “jogo de velocidade”. Esse treinamento é o precursor do treinamento intervalado.
 
3) Body Attack: Esta é uma aula de ginástica aeróbica estruturada em movimentos atléticos, movimentos dos esportes como basquete e volei.Ela também conta com exercícios de fortalecimento para os braços, pernas e core. Apesar da aula oferecer opções de menor intensidade para novos praticantes o objetivo principal desta modalidade é te desafiar e te levar ao seu limite. É um treino muito empolgante por ser feito em grupo e com músicas muito motivantes.
 
4) H.I.R.T: O H.I.R.T (High Intensive Resistance Training) que em português significa “Treinamento de Resistência de Alta Intensidade”. Este é um treinamento que utiliza o mesmo sistema que o H.I.I.T. Onde se faz períodos de alta intensidade seguido por períodos de descanso. Mas esses períodos de alta intensidade são realizados com exercícios resistidos (exercícios com pesos). Ex: você irá realizar 30 segundos de leg press seguido por 20 segundos de descanso. A vantagem deste treinamento sobre o H.I.I.T é que além de promover a queima de gordura você irá estimular a manutenção e/ou aumento da massa muscular. Existem inúmero protocolos de H.I.R.T mas a recomendação geral é: Utilize com exercícios multiarticulares e para grandes grupos musculares. Treine 3x/semana em dias alternados. É um treino para corpo inteiro e não é um treino ideal para iniciante.
 
Então, qual dessas opções você vai escolher para começar ou turbinar o seu emagrecimento? Ahh lembre-se de sempre procurar um profissional de Educação Física e passar por uma avaliação funcional para determinar qual o melhor treinamento para você.
 

Um abraço e nos vemos nos treinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *