Academia Total Training | 7 MOTIVOS PARA FAZER MUSCULAÇÃO PARA O RESTO DE SUA VIDA

7 MOTIVOS PARA FAZER MUSCULAÇÃO PARA O RESTO DE SUA VIDA

Publicado em: 12/07/2017



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Os exercícios de resistência — musculação, peso livre, ginástica localizada com carga, entre outros — são tão importantes para a saúde quanto caminhar, andar de bicicleta e nadar. Surpresa? Apesar de a afirmação acima ter o aval da comunidade científica mundial, a musculação ainda é vítima de ideias preconcebidas. Uma das mais persistentes diz que a prática não é segura. Pesquisas feitas apontam que os exercícios com peso bem orientados trazem benefícios para todos, de adolescentes a pessoas com mais de 90 anos.

Aqui vão 7 motivos, entre tantos outros, para você fazer musculação:

1.Você vai ficar mais bonita(o)

São os músculos que dão forma ao nosso corpo, já que a gordura, o outro tecido de preenchimento de que nós dispomos, é disforme. Modelar o corpo é sinônimo de trabalhá-los. As mulheres que exibem um corpão sabem muito bem disso! O bumbum fica redondinho, as coxas roliças, a barriga durinha. O exercício produz enzimas que destroem as proteínas do próprio músculo. O processo de recuperação, porém, tende a superar o desgaste para evitar futuras privações. A natureza é generosa: repondo um pouco mais do que foi gasto, faz aumentar o volume daquele tecido.

2. Você vai ficar mais forte

O aumento de tamanho do músculo representa também aumento de força. Mas não é só isso. Ela não depende apenas do volume, mas da capacidade de o cérebro recrutar o maior número possível de fibras musculares para, por exemplo, você levantar uma mala do chão. As fibras estão lá, nos músculos, mas o sistema nervoso que os comanda pode não convocá-las da melhor maneira. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo mas também seu cérebro, que fica mais eficiente no comando da massa muscular.

3. Você vai ficar mais flexível

Aqui também a musculação é uma ótima aliada. Um estudo recente mostrou que há eficiência no treinamento com peso para aumentar também a flexibilidade.

4. Você vai ficar com ossos mais resistentes

A musculação estimula a produção de células ósseas. Não é à toa que ela tem sido utilizada no combate à osteoporose. Atividades de impacto, como corrida e step, também oferecem esse benefício. Os exercícios com peso, se bem orientados, são mais seguros para as articulações.

5. Você vai ficar com uma postura melhor

Ao desenvolver a musculatura, você melhora a postura, já que são os músculos que sustentam os ossos. É por isso que pessoas muito magras ficam curvadas, mesmo sendo jovens. Não é só uma questão estética, mas também de saúde. O trabalho com pesos é a melhor forma de tratamento na maioria dos casos de dores nas costas, por exemplo.

6. Você vai ficar jovem por mais tempo

Aqui a natureza é madrasta: nós perdemos 10% de massa muscular entre os 25 e os 50 anos e 30% entre os 50 e 80 anos. O melhor é tratar de ganhar músculos logo cedo para amenizar o quadro. Estudos feitos com idosos em diversos países mostraram que a perda muscular é bastante amenizada com os exercícios resistidos.

7. Você vai ficar mais magra

O consenso de que qualquer tipo de atividade física — e não apenas a aeróbica — emagrece é recente. A comunidade científica finalmente reconheceu a importância da musculação na perda de peso. Um importante estudo feito pelo American College of Sports Medicine (a maior associação de profissionais ligados ao fitness) provou que todos os exercícios emagrecem por causa do gasto calórico. A longo prazo, foi levantada a hipótese de que os exercícios com peso sejam ainda mais eficientes, pois a taxa metabólica basal aumenta quando ganhamos músculos.

Isso aí galera nos vemos na sala de musculação! Coragem e bons treinos!

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