Academia Total Training | 7 dúvidas sobre Alongamento

7 dúvidas sobre Alongamento

Publicado em: 24/04/2017



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Somos questionados diariamente sobre qual seria o momento certo para se fazer os ALONGAMENTOS. Antes ou após os treinos? Para esclarecer estas e outras dúvidas a respeito disto, procuramos a professora Priscila Mocelin, que respondeu 7 perguntas:

 

1- Qual a importância do alongamento?
É um exercício físico voltado para a flexibilidade dos músculos, ajuda a reduzir a tensão muscular, previne lesões, prepara e aquece os músculos antes das atividades físicas.

2- Por que alongar antes da musculação?
Porque ter os músculos bem alongados é essencial para que possamos ter e manter a amplitude ideal de todos os movimentos que fazemos com nossas articulações. Músculos encurtados atrapalham no movimento das articulações e aumentam a incidência de lesões e dores articulares.

3- Que tipo de alongamento devo fazer antes de começar o treino de musculação?
É o alongamento que chamamos de Alongamento Estático Passivo sem Assistência, pois este é o tipo de alongamento que apresenta a melhor combinação com a musculação.

4- O que significa este tipo de alongamento?
Estático- alonga parado, sem movimento.

Passivo- significa que você vai adotar a postura para alongar um determinado músculo e ficar 20 segundos na posição sustentando o alinhamento postural e permanecendo onde sinta um desconforto suportável.

Sem assistência- é o auto alongamento, sem ajuda.

5- Como é a respiração durante o alongamento?
Deve manter sua respiração mais natural possível. Puxa o ar pelo nariz e solta pela boca, o que eleva a oxigenação dos músculos, deixando-os relaxados. Quando seguramos a respiração a caixa torácica permanece expandida, o que dificulta o encaixe dos ossos da coluna e trava o movimento.

6- Em todos os tipos de treinos como, emagrecimento, definição, hipertrofia tenho que alongar antes do treino?
Sim. Não importa o seu objetivo, em todos você deverá fazer o alongamento estático passivo sem assistência.

7- Quais os benefícios do alongamento?
Previne o encurtamento muscular, melhora sua flexibilidade e amplitude dos movimentos, evita lesões e as dores musculares, melhora a postura, melhora a coordenação motora e para as mulheres reduz as cólicas menstruais.

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