Academia Total Training | 4 BONS MOTIVOS PARA ENVELHECER PRATICANDO MUSCULAÇÃO

4 BONS MOTIVOS PARA ENVELHECER PRATICANDO MUSCULAÇÃO

Publicado em: 20/06/2017



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Com o aumento da população idosa e da expectativa de vida, a forma como ocorre o processo de envelhecimento tem se tornado fonte de preocupação. Com o passar dos anos, o corpo perde capacidades físicas e cognitivas, que acarretam a diminuição das atividades físicas e sociais do idoso.

Os processos degenerativos do envelhecimento estão ligados diretamente com o estilo de vida de cada individuo. Com base nisso, o professor Maicon apresenta a seguir 4 ótimos benefícios da musculação para reverter essas perdas e trazer mais autonomia para essa geração:

1 – Aumento da massa magra e manutenção da composição corporal.
Os processos degenerativos ocasionados pelo envelhecimento causam a perda da massa muscular esquelética. Em indivíduos não treinados essa perda já pode começar até mesmo antes dos 40 anos de idade, essa diminuição da massa magra baixa o metabolismo basal e favorece o acumulo de gordura.
O treinamento de força através da musculação associado a uma dieta equilibrada, leva a um aumento da massa muscular, que por sua vez mantém o metabolismo mais acelerado e consumindo mais energia, desfavorecendo o acúmulo de gordura corporal.

 

2 – Prevenção e tratamento da osteoporose.
A Osteoporose é uma doença degenerativa que confere a seus portadores a condição de fragilidade de sua estrutura óssea. A doença está associada à diminuição de massa óssea e é a grande responsável pela alta incidência de fraturas em mulheres na fase pós-menopausa e nos idosos de ambos os sexos.
Exercícios com pesos ou aqueles em que o indivíduo tem que suportar o peso corporal se mostraram bastante eficientes para o estímulo ósseo, gerando maior atividade nas células de renovação óssea e aumentando a renovação óssea através do incremento da síntese de proteínas. Estudos evidenciam que o treinamento de força muscular de alta intensidade (80% de uma repetição máxima) realizado 3X/semana, durante o período de um ano, promove o incremento de dois gramas no conteúdo total de mineral ósseo no mesmo intervalo de tempo.
3 – Aumento da autoestima
O processo de envelhecimento ocorre com todos os seres vivos, mas é com o ser humano que este processo acarreta desconforto, pois o tema velhice vem carregado de preconceitos. O processo de envelhecer carrega um estereótipo social negativo muito grande, fundamentando uma idéia errada de que obrigatoriamente o envelhecimento causa “incompetência comportamental”.
Nessa desvalorização o idoso diminui a sua participação no meio social, gerando um sentimento de inutilidade, levando-o a apresentar problemas orgânicos e psicológicos, ocasionando o isolamento social.
As melhoras fisiológicas que o exercício provoca, tais como: o aumento da massa muscular, melhor mobilidade e condicionamento das articulações, maior resistência cardiovascular e maior resistência muscular localizada, trazem novamente a capacidade do idoso de voltar a praticar atividades que já não praticava mais, e traz mais expectativa de um envelhecimento saudável e independente.

 

4 – Melhora do equilíbrio e prevenção de quedas
Estudos comprovam que 70% dos idosos acima de 60 anos caem ao menos uma vez no ano. Essas quedas, podem causar fraturas e outras lesões que acarretam em uma diminuição significativa da qualidade de vida.
Os exercícios de musculação trazem um aumento significativo da força muscular, trazendo melhor resposta funcional do corpo ao praticar atividades que demandam dessa valência física, como subir uma escada ou uma rampa, agachar e levantar da cama. Outro fator que colabora na manutenção do equilíbrio é a manutenção postural que essa força muscular traz, evitando desequilíbrios por postura inadequada.
Além do aumento da força a musculação traz uma melhora considerável na coordenação intermuscular, melhorando a ligação neurônio músculo e facilitando movimentos mais complexos que poderiam gerar desequilíbrios.
Aproveitando o assunto gostaria de deixar o convite para conhecerem nosso novo projeto, intitulado Maturidade Total, onde eu e a professora Priscila ministraremos aulas específicas em pequenos grupos para o nosso público mais maduro, afim de trazer um envelhecimento mais saudável e autônomo.

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